top of page

Na década de 1980, eu era leitor da coluna de divulgação científica de José Reis, na Folha de São Paulo. Abaixo, um fragmento de texto deste autor que é uma das motivações para a criação deste site :

[...] o divulgador deve procurar transmitir a seus leitores uma imagem exata do que fazem os cientistas e de como o fazem. Como se formam eles. Como trabalham. O que produzem. O ambiente em que precisam viver, para poderem gerar o conhecimento ou dar vazão ao seu espírito criador. [...] Apenas a verdade, o relato sincero dos fatos ou teorias. Em geral a descoberta científica já traz em si enredo bastante para prender a atenção. (José Reis -Folha de S. Paulo, 13 de agosto de 1967, Caderno Ilustrada, p.1)

(Luisa Medeiros MassaraniI; Juliana Passos Alves,A visão de divulgação científica de José Reis - Cienc. Cult. vol.71 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2019 - http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602019000100015)

A ideia deste projeto se baseia nesta frase acima de José Reis, ou seja, além de divulgar a Ciência, propriamente dita.

Ensaios também serão publicados neste espaço. E as crônicas, com liberdade, de até de escrever textos "inspirados" na Ciência.

JOSÉ_REIS.webp

José Reis foi um pioneiro na divulgação científica no Brasil, na década de 1930, e colaborou para a Folha de São Paulo, durante 55 anos. Formado em Medicina, ele optou pela pesquisa científica e se especializou em doenças aviárias. Foi pesquisador convidado na Fundação Rockfeller entre 1935 e 1936. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948.

Foto: Revista Galileu

bottom of page