O ANIVERSARIANTE DO DIA (24 MAIO)
- luizfeliperezende0
- 24 de mai.
- 2 min de leitura
Pode ser Anti-Ciência, mas tenho muita afinidade com os compositores e poetas do signo de Gêmeos. Entre dois compositores principais, um deles faz aniversário hoje, o outro será em junho.
O de hoje é Bob Dylan ou Robert Allen Zimmerman que uma amiga me apresentou em 1974 e falou que eu gostaria porque se tratava de um poeta. Achei muito estranho quando escutei pela primeira vez. E não é isso que a Arte tem que fazer: causar a estranheza e nos fazer sair da acomodação e da zona de conforto?
Quanto à afinidade, penso que também é uma questão espiritual, e deve bater com as nossas ansiedades existenciais, alegrias, sentimentos, e com as células rítmicas.
Tenho refletido sobre as células rítmicas que os músicos conhecem bem, principalmente o pessoal da cozinha: bateristas e percussionistas que tenham estudado teoria musical (método Pozzoli etc). As células rítmicas dos artistas de nossas afinidades devem ter consonância com as nossas emoções e até com as nossas sensações físicas.
É lógico também que os outros elementos são relevantes: a melodia e o texto são primordiais. Acrescento outro fator que é fundamental: o aspecto cultural-social. Para entender certas mensagens musicais é necessário que o ouvinte tenha tido uma boa educação, uma base. Não gosto de ouvir aqueles que criticam o gosto “brega” de outras pessoas que não puderam usufruir de boas escolas em suas formações.
Voltando ao aniversariante do dia: é aquele que manteve a aura de mistério ao seu redor, um mutante, passando da música de protesto a aspectos profundos do ser, ao cronista das estradas, das histórias sem fim da vida americana, muitas vezes soando como um profeta – e que levou um susto quando ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, e não foi receber, sendo representado pela cantora Patti Smith. E que muitas vezes se impôs apenas com um violão, uma voz rascante, sua poesia e uma gaitinha que para muitos músicos é apenas um brinquedo de criança. É fantástica a imitação que Frank Zappa, um roqueiro erudito, fez de Dylan. Fez isto por sua profunda admiração por Dylan.
Parabéns, poeta, que aos 84 anos está sempre na estrada numa tour interminável cumprindo o seu dom e o seu fado diante das multidões.
Luiz Felipe Rezende

Belíssima escrita! Que leveza!